Panorama

 

27.10.2014

Novo quadro após reeleição de Dilma

 

*Vitória de Dilma sobre Aécio foi de 3,4 milhões de votos. Há quatro anos, ela bateu José Serra por 12 milhões. Resultado é reflexo de um país dividido, inclusive geograficamente: Dilma venceu no Norte e Nordeste, e Aécio, no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

*Reeleita com 51,64% dos votos, contra 48,36% do adversário, Dilma propõe plebiscito para fazer reforma política. “Não entendo que essas eleições tenham dividido o país”, disse no discurso da vitória. Economia e casos de corrupção são os dois maiores desafios que esperam a presidente reeleita

*Dilma venceu com mais de 65% dos votos nos estados: BA, PE, RN, SE, AM, PI e CE. Com menos de 65% dos votos em MG, TO, PA, AP, AL e PB. Aécio foi soberano nos estados do RS, SC, PR, MS, MT, RO, AC, DF, GO, SP, ES e RR.

*Uma das primeiras providências do novo governo Dilma será decidir como tratar, legalmente, o descumprimento de todas as metas fiscais deste ano. A Lei de Diretrizes Orçamentárias dá amparo para superávit de pelo menos R$ 49,07 bilhões. Se ficar aquém desse valor, o governo terá que enviar novo projeto ao Congresso, estabelecendo nova meta, ou cometerá crime de responsabilidade fiscal.

* Dólar, energia e serviços pressionam a inflação. Nem mesmo economia fraca deve impedir preços em ritmo elevado em 2015. Custo maior da energia, aliado à alta nos serviços, vão pressionar a inflação. Nos últimos 12 meses, até setembro, a inflação geral no país é de 6,75%, enquanto a de serviços chegou a 8,58%.