Panorama

 

11.11.2013

Manchester United lidera marketing bilionário do futebol

 

O mercado do futebol mantém seu potencial global e alavancou nada menos do que US$ 4,5 bilhões em patrocínios, durante o ano passado. Os dados são da consultoria IFM Sports Marketing. O maior contrato foi fechado entre o Manchester United e a General Motors: US$ 559 milhões por sete anos de parceria. O Barcelona é o segundo clube no ranking, recebendo US$ 45 milhões por ano da Qatar Airways. O Bayer de Munique vai contar com US$ 40 milhões anuais da Deutsche Telekom. A união com a Fly Emirates vai render, até 2017, US$ 39 milhões por ano ao Real Madrid. Fechando a lista dos cinco maiores, está o Liverpool, que fechou com a Standard Chartered um contrato anual de US$ 31 milhões.

Clube Valor do contrato Empresa contratante
Manchester United US$ 559 milhões/7 anos General Motors
Barcelona US$ 45 milhões/ano Qatar Airways
Bayer de Munique US$ 40 milhões/ano Deutsche Telekom
Real Madrid US$ 39 milhões/ano Fly Emirates
Liverpool US$ 31 milhões/ano Standard Chartered