11.11.2013
Manchester United lidera marketing bilionário do futebol
O mercado do futebol mantém seu potencial global e alavancou nada menos do que US$ 4,5 bilhões em patrocínios, durante o ano passado. Os dados são da consultoria IFM Sports Marketing. O maior contrato foi fechado entre o Manchester United e a General Motors: US$ 559 milhões por sete anos de parceria. O Barcelona é o segundo clube no ranking, recebendo US$ 45 milhões por ano da Qatar Airways. O Bayer de Munique vai contar com US$ 40 milhões anuais da Deutsche Telekom. A união com a Fly Emirates vai render, até 2017, US$ 39 milhões por ano ao Real Madrid. Fechando a lista dos cinco maiores, está o Liverpool, que fechou com a Standard Chartered um contrato anual de US$ 31 milhões.
| Clube | Valor do contrato | Empresa contratante | |
![]() |
Manchester United | US$ 559 milhões/7 anos | General Motors |
![]() |
Barcelona | US$ 45 milhões/ano | Qatar Airways |
![]() |
Bayer de Munique | US$ 40 milhões/ano | Deutsche Telekom |
![]() |
Real Madrid | US$ 39 milhões/ano | Fly Emirates |
![]() |
Liverpool | US$ 31 milhões/ano | Standard Chartered |









