23.01.2012
Crescimento de segmentos de comunicação em 2011:
Internet banda larga
O número de acessos à internet banda larga cresceu 67,1% em 2011. Foram 23,3 milhões de novas ativações, totalizando 58 milhões de pontos de conexão. Desse total, 16,7 milhões de acessos são debanda larga fixa, com crescimento de 20,6% em 2011, correspondentes a 2,8 milhões de novos pontos. Já os 41,1 milhões de acessos restantes são na modalidade móvel, cuja expansão chegou a 99,3% em 2011, com 20,5 milhões de ativações.
Telefonia móvel
Em 2011 houve uma alta de 19,36% no número de habilitações em telefonia móvel na comparação com 2010, com 39,3 milhões de novas habilitações. Assim, o país fechou o ano com cerca de 242,2 milhões de celulares habilitados. Entre as operadoras de telefonia móvel, a Vivo se manteve líder com 29,54% de participação no mercado, seguida pela TIM (26,46%), a Claro (24,93%) e a Oi (18,78%).
TV por assinatura
O Brasil encerrou 2011 com 12,7 milhões de domicílios atendidos com TV paga, acrescentando três milhões de novos assinantes, um crescimento de 30,45% em comparação com 2010. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pouco mais de 20% de todas as moradias possuem TV paga, com os serviços atendendo a 42 milhões de habitantes.




